Captura de tela 2021-01-13 135305.png
Captura de tela 2021-01-13 140831.png
Captura de tela 2021-01-13 130447.png
Informe os serviços de preferência*

PERIODONTIA

° O QUE É?

° POSSÍVEIS PROBLEMAS?

° COMO RESOLVER?

° TIPOS DE APARELHOS?

° ANTES E DEPOIS.

O QUE É?

A periodontia é a especialidade odontológica responsável pelos cuidados relacionados à gengiva, tendo como objetivo prevenir ou tratar problemas que afetam este tecido, além de observar sua relação com os dentes

PROBLEMAS PERIODONTAIS

Ter uma gengiva saudável é fundamental para se ter boa saúde bucal. É necessário ter atenção redobrada com ela, pois os problemas que afetam esse tecido podem prejudicar toda a nossa saúde. A falta de cuidados com a gengiva, pode causar problemas como:

Gengivite: A gengivite é o estágio inicial da inflamação na gengiva caracterizada por vermelhidão, inchaço ou sangramento podendo ou não ser acompanhada de sensibilidade. Esse problema é causado principalmente pelo acúmulo de placa bacteriana que acaba se transformando em tártaro. Geralmente, estes sintomas são identificados durante a escovação.

gengivite.jpg

Periodontite: A periodontite é a gengivite em estágio avançado. Nessa circunstância, a infecção passa também a atingir as fibras e os ossos bucais, deteriorando lentamente estes componentes. Geralmente a infecção causa forte dor, ardência, sangramento, podendo ser acompanhada ou não por forte sensibilidade. Se não for tratada, os danos da periodontite podem acabar provocando a queda dos dentes.

periodontite_20605_l.jpg

O que pode acontecer se o problema não for tratado?

Existem vários perigos que você corre se não tratar das doenças gengivais. Existe a possibilidade das bactérias caírem na sua corrente sanguínea possibilitando que a infecção, inicialmente instalada na boca, possa evoluir para um problema sistêmico conhecido como endocardite, que afeta gravemente o coração. Há também a possibilidade da infecção desencadear problemas pulmonares.

COMO RESOLVER?

Antes de mais nada, é necessário ressaltar que o método utilizado para tratar as doenças gengivais será determinado de acordo com a gravidade dos danos sofridos. Dentre as alternativas, os métodos mais recorrentes são:

Raspagem Periodontal

Consiste na remoção do tártaro (sujeira acumulada que se transforma em uma espécie de capa pegajosa) presente na gengiva ou nos dentes.

Controle da Placa Bacteriana

Este método consiste na remoção da placa bacteriana através da combinação da profilaxia (limpeza feita no consultório) e os cuidados de higiene que serão determinados pelo dentista. Seu objetivo é fundamentalmente controlar o volume de placa nos dentes para evitar o surgimento ou a evolução de problemas periodontais.

Uso de medicamentos

Por se tratar de processos infecciosos, os problemas gengivais também podem ser tratados com o uso de medicamentos específicos que serão prescritos por um profissional.

unnamed.jpg

Veja também este vídeo no qual a nossa especia- lista em periodontia, dra. XXXX, fala sobre os principais procedimentos para tratar as doenças que afetam a gengiva.

TRATAMENTOS REALIZADOS

Para te mostrar como este tratamento pode melhorar diversos aspectos do seu sorriso, separamos alguns casos tratados aqui na Dental Santé mostrando o antes e depois dos pacientes que o realizaram.

Para prevenir o surgimento de doenças periodontais, é interessante dobrar os cuidados com a higiene, optar por uma alimentação saudável e frequentar regularmente o dentista.

Venha para a Dental Santé e cuide da sua saúde gengival com o que há de mais atual na odontologia. Entre em contato conosco através do nosso telefone ou whatsapp e agende uma avaliação.

shutterstock_117892363_Web.png
678b20b7e76e3c81baa4f8c6ee1bc656.png